top of page

GIRA COMIGO

Este projecto nasceu de um convite da associação para o desenvolvimento comunitário - Inpulsar para desenvolver uma actividade comunitária com o bairro da Cova das Faias em Leiria onde existe um projecto de apoio social em permanência. O bairro está localizado na cintura industrial da cidade e é hoje maioritariamente habitado por moradores da etnia cigana.

Partindo de uma postura de auscultação e consulta com os habitantes quisemos perceber como é que os temas da participação e da convivência no espaço urbano se reflectiam no contexto específico do bairro e da cultura cigana. As primeiras abordagens e estudos levaram-nos a entender que este espaço comum seria mais determinado por camadas de relações familiares e menos por conceções institucionais ou noções convencionais sobre o que é o espaço público.


 

New Recording 23 copy
00:00 / 01:26
Mapa do Bairro final com notas.jpg
icon_video_01.png
icon_placas_02.png
icon_placas_01.png
icon_placas_03.png
icon_placas_04.png
icon_video_01.png
icon_placas_01.png
icon_placas_01.png
icon_placas_01.png
icon_placas_02.png
icon_placas_01.png
icon_placas_01.png
icon_placas_02.png
icon_placas_03.png
icon_placas_03.png
icon_placas_03.png
icon_placas_04.png
icon_placas_04.png
Bairro Cova das Faias

O exercício que montámos nasce deste princípio de revisão de conceitos, aliando-o a uma tentativa reforço da rua como palco de partilha, neste caso, das histórias individuais e da sua teia de laços e relações. A ideia consiste em co-criar com os moradores placas personalizadas para as entradas das suas casas. Isto envolveu deslocarmo-nos casa a casa propondo a cada família que nos mostrasse um objecto que estivesse relacionado com a família e uma frase que gostaria de colocar à frente da sua casa para quem passa na rua.

 

O exercício foi completamente aberto quanto ao conteúdo que cada um poderia escolher, o que levou a conversas diversas e com resultados completamente dispares. Essa riqueza da diversidade acabou por transparecer no resultado final e na experiência de caminhar hoje pelo bairro.

 

As madeiras foram recuperadas de depósitos e a maioria dos trabalhos de carpintaria e pintura foram realizados no bairro criando um atelier aberto em que, entre participantes ativos e participantes relutantes, todos tomaram consciência do processo criativo e das suas diferentes fases exercendo controlo de decisão sobre ele.

 

Ao longo de um mês esta presença no bairro foi essencial para a construção de uma relação entre nós e os moradores e para a apropriação e criação de sentido das placas finais.

be6f780c-a653-48c5-859d-bd5d1ff0ecd1.jpg

Tipo de projecto: Pojecto de intervenção com as comunidades

Local: Cova das Faias, Leiria

Data: Setembro/Dezembro 2022

Duração: 5 semanas

Projecto geral: Gira Comigo

Promotor: Inpulsar, Fundação Calouste Gulbenkian

Desenho/Construção/Workshops: Colectivo Til 

Mediação: Ana Rita, Ângela

Fotografia: Colectivo Til

bottom of page