BAIRRO CELEIROS
"Bairro Celeiros" é o nome encontrado pela Associação Pédexumbo para definir a área de vizinhança do espaço cultural Celeiros onde está sediada, no centro da cidade de Évora. Através deste conceito procura-se expandir as fronteiras através de programação de eventos pelas ruas e praças, fortalecendo as relações de proximidade e deixando-se influenciar pelo seu entorno.


Neste contexto, o colectivo Til foi convidado desenvolver um estudo sobre este "bairro", que propusesse um olhar sobre espaços e pessoas, explorando modelos participados de criação, diálogo e partilha entre vizinhos.


A nossa exploração dividiu-se em três investigações paralelas e complementares: o mapeamento geral do bairro e da relação específica da vizinhança com o edifício dos Celeiros, a exploração do bairro através de um grupo de crianças da escola do Rossio e a investigação performática pela Orquestra do Bairro.


Nos diferentes exercícios quisemos investigar e reinventar formas de mapeamento enquanto ferramentas de participação e diálogo. Através de conversas porta a porta, mapas interactivos para recolha de ideias e cadernos de exercícios, procurámos diferentes formas de ilustrar ideias partilhadas e reunir contributos do maior número de pessoas.


Nos alunos da Escola Primária do Rossio, encontramos competentes exploradores do "bairro", com a ajuda de cadernos que propunham vários exercícios como entrevistas e retratos dos vizinhos, a exploração dos sons ou a avaliação crítica das qualidades e defeitos de diferentes espaços do "bairro".







A colaboração com a "Orquestra do Bairro", constituída por um grupo de músicos locais, permitiu-nos mapear os universos sonoros do bairro e pensar a música e a performance de forma itenerante, indo ao encontro da vizinhança nos seus espaços mais quotidianos. Percorrendo ruas, praças e lojas, a música revelou-se como criadora instantânea de universos comuns.



Finalmente, as várias experiências realizadas resultaram na criação de dois folhetos desdobráveis com quatro propostas de abordagem diferentes sobre o bairro. Estes "guias portáteis do bairro" procuram que este mapeamento seja um processo inacabado, contendo neles o convite a serem completados e continuados por cada um e discutidos entre todos.



Tipo de projecto: Arte e comunidade
Local: Bairro Celeiros, Évora
Data: Abril/Novembro 2023
Projecto geral: Bairro Celeiros
Promotor: PédeXumbo
Desenho/Construção: Colectivo Til
Membros colectivo Til: João Gonçalo Lopes, Diogo Monteiro
Mediação: Mariana Correia
Fotografia: Colectivo Til, Fu Qiang