colectivo til é formado por pessoas de diferentes disciplinas, que se juntaram com um interesse comum nos materiais e processos de co-criação, assim como na intervenção cívica e social pelo questionamento e valorização dos lugares.

til.jpg
IMG_9562.JPG

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

Instalações temporárias

Transformamos os espaços com estruturas temporárias, performances, objectos artísticos, realizando tanto o desenho como a sua construção. Ao intervir num lugar procuramos fazê-lo no sentido de questionar e revelar as suas possibilidades, resultando em objectos de fruição livre, criativa e crítica do espaço.  


Oficinas de criação

Concebemos oficinas criativas intergeracionais focadas na materialidade responsável e circular. Pelo método de aprender fazendo promovemos ambientes de partilha de saberes através de práticas artísticas e artesanais.

Projectos participativos

Desenvolvemos dinâmicas de reflexão e construção colectivas, que partem das vontades e potencialidades das pessoas e dos lugares. Os objectivos destes projectos são o reforço das relações entre as comunidades e o seu espaço comum, bem como promover a capacitação, apropriação e autonomia.

Festum-Entrada-5.jpg
Campanha Inaugural 14.jpg

LINHAS ORIENTADORAS

Aprender fazendo 

Acreditamos na importância de processos criativos debatidos e experimentados, que não receiam erros e desvios e, acima de tudo, que sejam vividos e concretos.

Processos democráticos e autonomia

Com cada novo projecto procuramos promover liberdade de uso, de pensamento e autonomia. Os nossos projectos são em primeiro lugar auscultações e discussões do que é comum e para onde queremos ir.

Multidisciplinaridade e colaboração

A experiência ensina-nos que trabalhar o nosso presente requer a contribuição de várias formas de conhecimento. Praticamos o diálogo entre várias disciplinas e procuramos práticas experimentais.

Materialidade responsável e sustentável

Dados os desafios ambientais, políticos e sociais colocados pelos nossos modos de vida, partimos do pressuposto que qualquer material tem uma vida que precisamos saber escutar e potenciar.

IMG_7000.jpg