ENGENHOCA
Nos primeiros dias de Setembro de 2021, o colectivo Til foi convidado pelo projecto Mapas Natureza, para passar 5 dias em residência artística na região montanhosa do Caramulo.
Com a ajuda dos nossos guias Paulo e Leonor, procurámos pessoas com ligações fortes ao fazer e ao construir a partir de materiais locais. Tivemos a sorte de encontrar o Sr. José, um carpinteiro experimentado nas artes de fazer carros de bois e pipas de vinho, entre muitas outras coisas. Do nosso convívio começou a surgir o esboço da ideia.
Uma pequena represa usada como base para uma praia fluvial captou a nossa atenção. No seu caminho tempestades recentes tinham deixado várias árvores caídas, o que nos deu o nosso material de base. A nossa ideia, inspirada por engenhos como moinhos de água presentes na zona, foi construir um engenho superfulo feito dos troncos e ramos caídos nas margens do rio. Com a ajuda do Sr. José e do Paulo começámos a procura pela sua forma.
Utilizando apenas as madeiras encontradas no rio, fomos fazendo tábuas, barrotes e ripas de uma forma tosca e destes começámos a montar uma grande colher, algo entre uma caleira de água e uma catapulta. A ideia era retornar estes materiais ao local de origem de forma a deixarmos o local um pouco melhor do que o encontrámos.
O modo de fixação desta "colher" à estrutura da base usa a mesma forma de assentamento dos carros de bois do Sr. José. Entre a catapulta e a caleira, acabou por resultar numa refrescante queda de água artificial.
O objecto final reflecte a história das pessoas e locais que conhecemos durante a semana, a sua abertura e prazer em fazer e partilhar. E como todas as histórias bem vividas, acabou numa grande festa.
Tipo de projecto: Instalação
Local: Vouzela
Data: Agosto, 2021
Duração: 1 semana
Promotor: MAPAS Natureza
Desenho/Construção: Colectivo Til, Sr. José, Paulo Novo.
Fotografia: Colectivo Til, Idalécio Francisco, Miguel Ferraz, Paulo Novo
Produção: Miguel Ferraz, Vasco Silva, Paulo Novo, Leonor Alcoforado
Colaborações: Sr. José, Paulo Novo.