CANTINHO
DO ALÇADA

No âmbito da nossa colaboração com o projecto Sob-o-mesmo-céu desde 2019,  procurámos em 2021 transformar as discussões, inquietações e desejos da comunidade do projeto numa intervenção qualificada de um espaço público do Bairro. A ausência de qualquer tipo de espaço/equipamento público em todo o Bairro tinha sido a carência mais apontada pela comunidade.

Cantinho do alçada.png

Começando em 2020, trabalhamos com o grupo como poderíamos melhorar o espaço público do bairro, através de vários exercícios com base na ideia de “adventure playground”, que pressupõe o desenvolvimento de um espaço criativo o mais aberto possível, em que o “jogo” dita as regras do processo.

Através de um vocabulário material simples e com base em materiais reaproveitados, tentamos em conjunto encontrar novos usos e formas para o espaço público. Em 2021 continuamos o processo, desenvolvendo  a construção do espaço em si. Nasceram então recintos e mobiliários urbanos que procuraram acomodar várias formas e uso.

 Foi o grupo que assumiu a construção do espaço em si,  primeiro os recintos e seu mobiliário de base, depois a construção dos seus canteiros, acompanhado de um workshop de plantação dinamizado pela arquitecta paisagista Euníce Lisboa Neves.

O processo continuou com o desafio de decorar e sinalizar elementos importantes no espaço, utilizando técnicas de stencil. Por fim, terminámos (por agora) a construção do que ficou conhecido como o “Cantinho do Alçada” com uma investigação e construção de jogos de rua.

Tipo de projecto: Comunidade e Arte; Intervenção no Espaço Público.

Local: Bairro da Quinta do Alçada, Leiria 

Data: 2021

Duração: 18 meses

Projecto global: PARTIS - práticas artísticas para a inclusão social 

Promotor: Inpulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário; Fundação Calouste Gulbenkian

Coordenação: Tânia Marques, Marta Mendes, Rita Raimundo

Director artístico: Gui Garrido

Conceito e ideia: Colectivo Til

Desenho/Construção: Colectivo Til

Fotografia: Colectivo Til, Inpulsar, Gui Garrido

Video: Tiago Gomes 

Colaborações/Parceiros: Câmara Municipal de Leiria, União de Juntas de Freguesia de Marrazes e Barosa, Amitei, Agrupamento de Escolas de Marrazes

Colaboração: Eunice Lisboa Neves