CANTINHO
DO ALÇADA
No âmbito da nossa colaboração com o projecto Sob-o-mesmo-céu desde 2019, procurámos em 2021 transformar as discussões, inquietações e desejos da comunidade do projeto numa intervenção qualificada de um espaço público do Bairro. A ausência de qualquer tipo de espaço/equipamento público em todo o Bairro tinha sido a carência mais apontada pela comunidade.
Começando em 2020, trabalhamos com o grupo como poderíamos melhorar o espaço público do bairro, através de vários exercícios com base na ideia de “adventure playground”, que pressupõe o desenvolvimento de um espaço criativo o mais aberto possível, em que o “jogo” dita as regras do processo.
Através de um vocabulário material simples e com base em materiais reaproveitados, tentamos em conjunto encontrar novos usos e formas para o espaço público. Em 2021 continuamos o processo, desenvolvendo a construção do espaço em si. Nasceram então recintos e mobiliários urbanos que procuraram acomodar várias formas e uso.
Foi o grupo que assumiu a construção do espaço em si, primeiro os recintos e seu mobiliário de base, depois a construção dos seus canteiros, acompanhado de um workshop de plantação dinamizado pela arquitecta paisagista Euníce Lisboa Neves.
O processo continuou com o desafio de decorar e sinalizar elementos importantes no espaço, utilizando técnicas de stencil. Por fim, terminámos (por agora) a construção do que ficou conhecido como o “Cantinho do Alçada” com uma investigação e construção de jogos de rua.
Tipo de projecto: Comunidade e Arte; Intervenção no Espaço Público.
Local: Bairro da Quinta do Alçada, Leiria
Data: 2021
Duração: 18 meses
Projecto global: PARTIS - práticas artísticas para a inclusão social
Promotor: Inpulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário; Fundação Calouste Gulbenkian
Coordenação: Tânia Marques, Marta Mendes, Rita Raimundo
Director artístico: Gui Garrido
Conceito e ideia: Colectivo Til
Desenho/Construção: Colectivo Til
Fotografia: Colectivo Til, Inpulsar, Gui Garrido
Video: Tiago Gomes
Colaborações/Parceiros: Câmara Municipal de Leiria, União de Juntas de Freguesia de Marrazes e Barosa, Amitei, Agrupamento de Escolas de Marrazes
Colaboração: Eunice Lisboa Neves