CASA DA ÁRVORE
Na edição de 2017 do Festival Museum Festum foi-nos sugerida a ideia de construção de uma casa da árvore.
O terreno do recinto é abundantemente florestado com sobreiros e pinheiros mansos e bravos, destacando-se numa posição central um sobreiro com mais de 15 metros de altura e uma folhagem que se estende e ocupa o espaço à sua volta.
Uma vez decidido que não usaríamos a árvore como apoio estrutural, a solução encontrada consistiu na criação de uma série de plataformas assentes em vários pilares de madeira, imitando a floresta à sua volta.
Nesse sentido, tornou-se importante que as plataformas, no seu conjunto, pudessem seguir o perfil da árvore, proporcionando a sensação de que se está a subir sobre ela.
A construção, localizada no centro do recinto, acabou por tornar-se não só num espaço de lazer para os visitantes, bem como num centro logístico para a equipa do festival, que colocou aí um serviço de bilheteira e bar.
A sua integração no próprio tecido do festival acabou, por fim, por definir a criação de áreas contíguas de repouso e esplanada, que permitiram a interação com as outras estruturas do festival e, em última instância, o percurso dos visitantes no recinto.
Tipo de projecto: Instalação/Centro Logístico do Festival e Espaço de Lazer
Local: Monte Redondo, Leiria
Data: Agosto, 2017
Duração: 1 semana
Promotor: Museum Festum: Festival Eco Cultural
Desenho/Construção: Colectivo Til
Fotografia: Colectivo Til
Colaborações: Daniel Carvalho, João Carvalho, João Milino, Joel Correia.