CASA DOS ELOGIOS
No encerramento do projecto “Uma Casa Com Todos” procuramos expandir os processos participativos de transformação material para o espaço da cidade, levando o projeto da escola para o espaço público da cidade. Fizemos uma chamada aberta de interesse à qual vários alunos e alunas responderam. Durante uma semana trabalhamos com este grupo para criar uma nova peça que, por um lado, representasse o projecto e, por outro, criasse uma intervenção original no festival A Porta, pensada e construída pelo grupo em si.
Partindo de uma discussão do que significa criar um espaço que possa integrar todos/as, o grupo criou a ideia de um local para receber e dar elogios, uma “casa de elogios”. Para além de ser um processo de confronto com o outro e abertura ao inesperado, a ideia passava por promover um ritual de afirmação do diferente.
Com o nosso apoio, o grupo planeou e testou o protótipo deste espaço, nomeadamente através de desenho livre e de simulações teatrais da sua escala e função. Aproveitando as técnicas já praticadas nas “Casas” instaladas em cada escola, nomeadamente cortes e encaixes simples de madeira, bem como o uso de pacotes de leite usados para a cobertura, o grupo concebeu uma pequena estrutura móvel que permitia juntar várias pessoas frente-a-frente.
Num par de dias, a estrutura foi cortada e montada, as telhas de pacotes de leite pintadas e aplicadas e em breve estávamos na Biblioteca Municipal a terminar a nova “Casa”. A Porta ganhou então uma “casa de elogios” que veio a significar o trabalho de um ano no Agrupamento de Escolas de Marrazes. No final, as pessoas aceitaram o desafio de bom grado e em pouco tempo a casa tornou-se um local de troca procurado por todos e todas.
Tipo de projecto: Comunidade e Arte; Intervenção no Espaço Público.
Local: Escolas do Agrupamento de Escolas de Marrazes e Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Leira.
Data: 2022
Duração: 1 semana
Projecto global: Casa Com Todos
Promotor: Agrupamento de Escolas de Marrazes, plano Nacional das Artes, Festival A Porta.
Conceito e ideia: Colectivo Til
Desenho/Construção: Colectivo Til
Fotografia: Colectivo Til
Colaborações/Parceiros: Município de Leiria, Plano Nacional das Artes, Festival A Porta, Somapil - Sociedade de Madeiras de Pinho, Lda.