TIL11.png

JARDIM CÍVICO 2.0

Jardim Cívico é um projecto que aproveita o contexto do Festival a Porta para questionar a natureza pública de um espaço subaproveitado do centro da cidade de Leiria.

Contrariando a típica instalação temporária, propusemos um processo de construção de espaço público estendido no tempo, aberto e inclusivo, que procurou valorizar a espontaneidade do uso e apropriação crítica da cidade.

Esta construção começou por ouvir os habitantes sobre este sítio. Daqui nasceu o projecto de um jardim, que crescesse com o tempo e resultasse da energia de todos.

Ao longo de um mês e meio elaboraram-se um conjunto de eventos: ajudadas de carpintaria, workshops de hortas urbanas e artes plásticas; um debate público.

Através da criação de hortas e espaços de convívio colectivo, o projecto foi um laboratório de apropriação e debate do espaço público do centro histórico de Leiria.

No final foi proposto que o seu futuro e manutenção fosse entregue aos moradores e comerciantes que dele pudessem usufruir.

Tipo de projecto: Intervenção participada no espaço público (Instalação/Oficina Participativa/Ajudadas/Debate Cívico)

Local: Centro cívico, Leiria 

Data: Abril-Junho 2019

Duração: 6 semanas

Promotor: Festival a Porta 

Desenho/Construção: Colectivo Til

Fotografia: Colectivo Til, Vera Marmelo, Gil Álvaro de Lemos, Idalécio Francisco

Colaborações/Parceiros: Câmara Municipal de Leiria, Voluntários Festival a Porta, Comunidade do Centro Histórico de Leiria, Associação Sempraudaz.