JARDIM CÍVICO 2.0
Jardim Cívico é um projecto que aproveita o contexto do Festival a Porta para questionar a natureza pública de um espaço subaproveitado do centro da cidade de Leiria.
Contrariando a típica instalação temporária, propusemos um processo de construção de espaço público estendido no tempo, aberto e inclusivo, que procurou valorizar a espontaneidade do uso e apropriação crítica da cidade.
Esta construção começou por ouvir os habitantes sobre este sítio. Daqui nasceu o projecto de um jardim, que crescesse com o tempo e resultasse da energia de todos.
Ao longo de um mês e meio elaboraram-se um conjunto de eventos: ajudadas de carpintaria, workshops de hortas urbanas e artes plásticas; um debate público.
Através da criação de hortas e espaços de convívio colectivo, o projecto foi um laboratório de apropriação e debate do espaço público do centro histórico de Leiria.
No final foi proposto que o seu futuro e manutenção fosse entregue aos moradores e comerciantes que dele pudessem usufruir.
Tipo de projecto: Intervenção participada no espaço público (Instalação/Oficina Participativa/Ajudadas/Debate Cívico)
Local: Centro cívico, Leiria
Data: Abril-Junho 2019
Duração: 6 semanas
Promotor: Festival a Porta
Desenho/Construção: Colectivo Til
Fotografia: Colectivo Til, Vera Marmelo, Gil Álvaro de Lemos, Idalécio Francisco
Colaborações/Parceiros: Câmara Municipal de Leiria, Voluntários Festival a Porta, Comunidade do Centro Histórico de Leiria, Associação Sempraudaz.