KABAAL ORKEST
Kabaal Orkest foi o resultado de uma residência de duas semanas em Wildernis - uma ilha no coração de Kortrijk, Bélgica - onde a Wildebras atualmente opera um parque dedicado ao brincar livre. Durante a residência, juntamente com outros membros da rede Constructlab, o nosso objetivo era trabalhar com crianças e vizinhos na criação de instalações temporárias, ao mesmo tempo em que apoiávamos o projeto de longo para a ilha.



A máquina incentiva a escuta como forma de imaginar novas imagens sonoras e não visuais. É um convite para tornar o irreconhecível reconhecível e o reconhecível irreconhecível, para encontrar fascínio no mundano e no cotidiano e para esbater as fronteiras entre som e música.
A Kabaal Orkest é um parque infantil móvel para explorar o som.
Todos nós somos um pouco barulhentos e a Kabaal Orkest oferece a capacidade e o acesso para explorar e produzir o ruído livremente. Ela convida as crianças a manipular, descobrir e criar experiências sonoras usando brinquedos eletrónicos hackeados, mecanismos analógicos e superfícies ressonantes.



A máquina tem um exterior e um interior. O som viaja em ambas as direções: de dentro para fora e de fora para dentro. As crianças comunicam-se através do som, reconhecem-se através do som e brincam através do som. A Kabaal Orkest torna-se um espaço de imaginação e descoberta partilhadas — uma orquestra lúdica de materiais, movimentos e ruídos.


O processo de desenho e construção foi prático e colaborativo, baseado na experimentação, no pensamento coletivo e num fluxo criativo partilhado.







Por fim, a escola local foi convidada a ir à ilha para brincar e experimentar, o que acabou por se transformar num desfile barulhento e festivo nas ruas de Kortrijk, reivindicando o direito ao brincar livre.




Tipo de projecto: Residência Artistica
Local: Kortrijk, Belgica
Data de execução: Maio 2025
Projecto Geral: Wildernis Invites
Promotor: Paredes Meias Crl, Constructlab Belgium
Construção e Desenho: Sophie Netzer, Mariana Sardon, Patrick Hubmann, João Gonçalo Lopes, Diogo Monteiro
Mediação: Jan Stricker, Constructlab Belgium
Financiamento: Culture Moves Europe
Fotografia: Arthur Bed, João Gonçalo Lopes, Mariana Sardon, Diogo Monteiro