MAPAS

MAPAS é um projecto sobre rodas concebido num momento especial de confinamento da sociedade em geral e da cultura em particular. O projeto foi pensado como um evento itinerante que, de rua a praça, a largo e viela traria concertos, conversas, teatro e workshops ás várias vizinhanças da cidade de Leiria sem que fosse necessário sairem de casa.

Carinha GIF Opção 22.gif
MAPAS_ColectivoTil_2020_01.JPG

O desafio lançado ao coletivo foi tornar possível a itinerância do festival a partir de uma carrinha de caixa aberta Nissan Cabstar de 1982.

Era preciso transformar esta carrinha numa plataforma para todas as atividades do projecto, dando-lhe uma identidade própria. A proposta passou por convertê-la num canivete suíço, ora palco para concertos, ora galeria ou cinema, ora espaço de encontro ou sítio de workshops.

MAPAS_ColectivoTil_2020_03.JPG
MAPAS_ColectivoTil_2020_02.JPG

Isto envolveu desenhar uma nova estrutura, flexível e leve, para a caixa aberta da Nissan, aproveitando e reparando a estrutura existente. A estrutura em si foi pensada como uma moldura metálica simples aproveitando o espaço da carroçaria e as suas possibilidades de desdobramento.

A partir da estrutura uma tela funcionaria como membrana para as diferentes transformações da carrinha.

MAPAS_ColectivoTil_2020_04.JPG
MAPAS_ColectivoTil_2020_05.jpg

No final, a carrinha assumiu o papel de um pequeno transformador, como se se tratasse de um embrulho sobre rodas que, sempre que necessário, se abria para um concerto, conversa, workshop ou filme.

MAPAS_ColectivoTil_2020_06.jpg
MAPAS_ColectivoTil_2020_08.jpg
MAPAS_ColectivoTil_2020_07.jpg

Tipo de projecto: Instalação

Local: Leiria

Data: Maio/Junho 2020 

Duração: 3 semanas

Projecto geral: Projecto MAPAS

Promotor: Associação Flamingo Imbatível

Desenho/Construção: Colectivo Til 

Fotografia: Colectivo Til, Idalécio Francisco.