MAPAS
MAPAS é um projecto sobre rodas concebido num momento especial de confinamento da sociedade em geral e da cultura em particular. O projeto foi pensado como um evento itinerante que, de rua a praça, a largo e viela traria concertos, conversas, teatro e workshops ás várias vizinhanças da cidade de Leiria sem que fosse necessário sairem de casa.
O desafio lançado ao coletivo foi tornar possível a itinerância do festival a partir de uma carrinha de caixa aberta Nissan Cabstar de 1982.
Era preciso transformar esta carrinha numa plataforma para todas as atividades do projecto, dando-lhe uma identidade própria. A proposta passou por convertê-la num canivete suíço, ora palco para concertos, ora galeria ou cinema, ora espaço de encontro ou sítio de workshops.
Isto envolveu desenhar uma nova estrutura, flexível e leve, para a caixa aberta da Nissan, aproveitando e reparando a estrutura existente. A estrutura em si foi pensada como uma moldura metálica simples aproveitando o espaço da carroçaria e as suas possibilidades de desdobramento.
A partir da estrutura uma tela funcionaria como membrana para as diferentes transformações da carrinha.
No final, a carrinha assumiu o papel de um pequeno transformador, como se se tratasse de um embrulho sobre rodas que, sempre que necessário, se abria para um concerto, conversa, workshop ou filme.
Tipo de projecto: Instalação
Local: Leiria
Data: Maio/Junho 2020
Duração: 3 semanas
Projecto geral: Projecto MAPAS
Promotor: Associação Flamingo Imbatível
Desenho/Construção: Colectivo Til
Fotografia: Colectivo Til, Idalécio Francisco.