MEZPLASTA
Mezplasta é uma instalação que reflete sobre a omnipresença do plástico nas nossas vidas, bem como a forma múltipla e variada desta omnipresença. Derivado do verbo Grego plassein, que significa moldar, o plástico está presente nas nossas vidas de forma fluída, moldado e moldando uma miríade de aspectos da nossa existência moderna.
Esta ideia de passagem efémera do plástico por vários estados e sentidos é concretizada na própria imagem exterior da instalação no claustro, com o seu aspecto industrial “em processo,” de algo em transformação eminente.
Toda a instalação é realizada em diferentes componentes de plástico e a maioria dos seus diversos componentes provêm e serão devolvidos às respectivas indústrias.
Daí o material estar num estado de suspensão em que passou de ser algo útil e objectual para uma matéria prima (quase como um minério) que será usada para um outro fim completamente novo.
A deslocalização de um processo industrial para o espaço do museu destaca o plástico enquanto material bruto, não objectualizado e questiona o seu valor enquanto matéria.
Cria-se um espaço em que somos imersos por uma presença impositiva e misteriosa do plástico, em que ele nos questiona, mostrando o seu lado quase alienígena.
Tipo de projecto: Instalação Artística
Local: Museu de Leiria, Leiria
Data: Junho, 2019
Duração: 2 semanas
Projeto geral: Exposição Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal
Promotor: Câmara Municipal de Leiria
Fotografia: Colectivo Til
Desenho/Construção: Colectivo Til
Colaborações/Parceiros: Micronipol, Sival.