RULTABULO
Este projeto parte de um desejo existente da geração mais jovem de Castro Verde em criar um parque de skate num espaço público. Vimos nestas intenções o potencial para um trabalho participativo, que poderia mobilizar os habitantes locais e promover a rua como um campo de testes e experimentação.
Inspirados pela criatividade da prática de skate na reinvenção das paisagens urbanas, o processo passou por pesquisar objectos que falassem de formas alternativas e desformatadas de atuar no espaço público.
Incorporando materiais recuperados do estaleiros municipal e do eco-centro, pretendemos responder às necessidades dos skaters locais, bem como promover o cruzamento com outros universos referenciais. Os objectos foram concebidos de forma a poderem ser deslocados dentro da praça, mas também para outros locais da Vila, onde poderão vir a encontrar novos significados e usos.
Ao contrário dos objectos familiares, as utilizações destas estruturas e o tipo de jogo que elas propôem não são claros ou coerentes. A sua natureza ambígua pretende manter as suas possibilidades em aberto. Competerá a cada pessoa encontrar o seu próprio uso, combinação e significado.
Tipo de projecto: Comunidade e Instalação em Espaço Público
Local: Praça da Liberdade, Castro Verde
Data: 2023
Promotor: Festival Futurama
Conceito, ideia e construção: Colectivo Til + Skaters locais
Membros Colectivo Til: João Gonçalo Lopes, Guilherme Rodrigues, Lara Reis, Ivan Brito, Diogo Monteiro
Skaters locais: Diogo Tomé, Claudio Anastácio, Ivan Silva
Curadoria e apoio à construção: Jesse James
Produção: Ana Ademar, Filipe Prata, André Alves, Claudia Alegre
Fotografia: Ana Margarida Costa, João Gonçalo Lopes, Jesse James
Parceiros: Câmara Municipal de Castro Verde