TIL11.png

TODOS PRÓ BAIRRO

Este projecto é alicerçado no tema das comunidades de proximidade e vizinhança e parte da noção do espaço público enquanto palco de discussão, partilha e co-criação. O seu objectivo foi promover a auto-organização comunitária para a resolução dos problemas a curto e médio prazo, identificados pela própria comunidade na vivência do bairro Dr. Francisco Sá Carneiro em Leiria.

Vendo a intervenção como uma base para o futuro de autonomia do bairro, tentámos trabalhar com as ferramentas, saberes e vontades existentes.

Com este propósito a actividade de três semanas foi dividida em três momentos diferentes de auscultação e criação, a que chamámos “ouvir”, “clarificar” e “mobilizar”.

OUVIR

Na primeira fase de auscultação estabeleceram-se diálogos com a população, recolhendo histórias pessoais e colectivas do bairro. Realizaram-se reuniões e encontros com vários grupos de moradores (nomeadamente representantes associativos) e pessoas envolvidas na vida do bairro.

Trabalhando com a reutilização de materiais e práticas de economia circular, a maioria dos materiais foram recolhidos de restos em fim de ciclo de empresas da região e estaleiros municipais, enquanto outros foram trazidos pelos habitantes do bairro.

CLARIFICAR

Discussão e partilha de ideias sobre o espaço público do bairro através da interação com o “Mapa de Ideias Pró Bairro,” um levantamento de saberes locais através do “Círculo de Saberes” e o quadro livre de ideias.

MOBILIZAR

Criação colectiva de intervenções no espaço público. Um plano de acção elaborado com os moradores e que aliou as áreas de interesse/saberes mais populares, às necessidades e sugestões localizadas no mapa.

Tipo de projecto: Oficina participativa de transformação do espaço público

Local: Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro, Leiria 

Data: Setembro 2020 

Duração: 3 semanas 

Projecto global: Del Rei 4G - Todos Pró Bairro 

Promotor: CLDS 4G, Inpulsar 

Desenho/Construção: Colectivo Til 

Colaborações: Tenório, Gui Garrido

Fotografia: Idalécio Francisco, Colectivo Til